quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pégaso


Segundo a mitologia grega, o pégaso (Πήγασος) é um cavalo alado que nasceu da mistura do sangue da Medusa, uma das Górgones (ou Górgonas) quando esta teve a cabeça cortada por Perseu, com a espuma do mar. A Medusa, ao contrário das outras duas Górgones, não era imortal; isto porque era apenas uma mortal transformada em Górgone pela deusa Atena. A mesma apresentou o pégaso às Musas, passando ele a ser o cavalo delas, e a estar a serviço dos poetas.

O pégaso aparece também na história de Belerofonte; o herói, com ajuda de Atena (mais uma vez presente) e da rédea de ouro, domou o pégaso e matou Quimera, um poderoso mosntro com corpo de cabra, cabeça de leão e cauda de serpente, que assolava os reinos da Cária e da Lícia com o fogo que lançava pela boca (compare com a figura dos dragões orientais).

Pégaso vivia no Parnaso, no Hélicon, no Pindo e na Piéria, lugares frequentados pelas Musas, filhas de Zeus e Mnemósine, e onde o cavalo alado costumava pastar. Com um de seus coices, fez nascer a fonte de Hipocrene, que se acreditava ser a fonte de inspiração dos poetas.
É símbolo da imaginação e da imortalidade.

Por fim, mais tarde, o pégaso voou para o Olimpo e foi transformado por Zeus numa constelação (a constelação de Pégasus).

Sem comentários: